Tags:, , , , ,

Religião, legislação e direito ao corpo

- 17 de novembro de 2014

Doutrinas religiosas interferem no direito dos seguidores e até na legislação de alguns países

Gabriel Rodrigues e Mário Pinho

As crenças religiosas são um exemplo importante de grupos que defendem restrições do direito ao corpo. Os indivíduos que seguem determinadas doutrinas precisam se adaptar a costumes restritos, geralmente relacionados a vestimentas e a questões sexuais.

Heider Mota, de 18 anos, é cristão protestante desde o berço. O jovem diz que já passou por algumas igrejas e viveu experiências diferentes quanto às exigências. “Havia uma que meus pais já frequentavam antes mesmo de eu nascer que exigia, antes de mais nada, que os homens não usassem bermudas e mulheres roupas curtas. Hoje frequentamos uma bem mais tranquila. O pastor, inclusive, surfa, joga videogame e faz piada durante o culto. Tem até festa a fantasia”, conta.

cristianismo, religião com maior número de adeptos no ocidente, traz consigo uma série de restrições. O sexo antes do casamento e o uso de drogas, lícitas e ilícitas, são exemplos. Questionado se os dogmas pesam na relação entre crente e crença, Heider encara com tranquilidade. “Tem que ter cabeça para filtrar o que é dito antes de seguir. Fazer sua própria interpretação do que está escrito”, afirma.

Espírita e seguidora da entidade Hindu Krishna (ISKCON), Marialda Fonseca defende que o corpo reproduz uma crença, segundo a visão evangelista. “Para a religião, o corpo é o templo do indivíduo. A religião vê o corpo como uma forma de expressão ao evangelho – contrária ou não. No caso da dança, do sexo, das expressões. Como diz o espiritismo, se você não cuida do corpo você não tem lugar para o espírito”, explica.

Reunião de seguidores de Krishna em Salvador. Foto: Arquivo pessoal

Religião e ciência – Para algumas doutrinas o culto ao corpo vai além de vestimentas e características físicas. É o caso dos Testemunhas de Jeová. Presente em mais de 200 países, o grupo tem como uma das marcas a proibição de transfusão sanguínea. Integrante do movimento, a dona de casa Lúcia de Araújo explica que existem outros métodos de cirurgias e tratamentos sem o uso de sangue. “Seguimos os ensinamentos da bíblia e nela Deus diz que não devemos comer o sangue, mas apenas a alma”, revela.

Apesar da proibição religiosa, a legislação brasileira permite que os médicos realizem transfusões sanguínea em qualquer paciente em caso de iminência de morte, independente da ideologia.

Agroecologia

A agricultura não precisa ser tóxica

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo: entenda como eles afetam a saúde e quais as alternativas de consumo Glenda Dantas, Laila Nery e Mariana Gomes Desde janeiro de 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União o deferimento do registro de 121 produtos agrotóxicos, segundo […]

Glenda Dantas, Laila Nery, Mariana Gomes - 14 de maio de 2019

Turismo

Turismo acessível em Salvador

Por: Amanda Dultra, Caroline Magalhães, Felipe Iruatã e Larissa Calixto Salvador é um destino reconhecido por seu complexo conjunto arquitetônico, sua música, sua culinária e, especialmente, suas praias. A primeira capital do Brasil foi inclusive citada pelo jornal americano New York Times como um dos melhores destinos para se visitar em 2019, que ressaltou o […]

Amanda, Caroline, Felipe e Larissa - 6 de maio de 2019

Escorpião

Cresce o número de acidentes com escorpião na Bahia

Por: Gabriela Blenda, Juliana Marinho, Salete Maso e Sina Winkler.  Entenda as causas, saiba como se prevenir e o que fazer em caso de acidente 🎧 Ouça a matéria aqui 👉 Acesse o Guia de Sobrevivência. Crédito da imagem: Pixabay e FreePik O desmatamento e o acúmulo de lixo são as principais causas do aumento do número […]

Gabriela B., Juliana M., Salete M., Sina W. - 14 de maio de 2019

Uber

Lei do Uber em Salvador ainda é incógnita na Câmara Municipal

Chegou aqui agora? Clique e veja thread no Twitter do ID126 que mostra trajetória da Lei do Uber no Legislativo Após oito meses desde que foi enviado pela Prefeitura de Salvador à Câmara Municipal (CMS), o Projeto de Lei que pretende regulamentar o transporte particular por aplicativos na capital baiana começou a andar. Apesar de […]

Gabriel C., Ian F., Lucas A., Maycon M. - 24 de abril de 2019