Tags:, , , , , , , , , ,

Na rua: inspiradas nos modelos norte-americanos, cafeterias gourmet se instalam em centros comerciais de Salvador

Rafaela Oliveira e Yumi Kuwano - 22 de novembro de 2017

Trazendo diversas opções de café, elas oferecem conforto e praticidade para quem vive na correria

Puro ou com leite, não pode faltar. Para muitos, ele é indispensável logo cedo. Presente em quase todos os estabelecimentos e vício declarado de muitas pessoas, o café é considerado a segunda bebida mais consumida no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Para os apaixonados pela bebida que não se satisfazem apenas com um expresso ou um copinho de café com leite, as notícias são boas: Salvador está cheia de cafeterias – literalmente – de rua.  Indo muito além dos shoppings e facilitando a vida de quem não tem muito tempo, os estabelecimentos especializados no grão estão cada vez mais presentes nos grandes centros da cidade.

Há menos de um mês em Salvador, o Tiamate Coffee, especializado em café gourmet, fica ao lado de uma farmácia popular e em frente a uma dúzia de vendedores ambulantes. O lugar não poderia ser mais movimentado: Avenida Sete (Av. Sete de Setembro, n° 1019). Segundo Leônidas Macedo, diretor executivo da empresa, a ideia de trazer a cafeteria para o centro da cidade é tirar do imaginário social que só shoppings centers podem oferecer qualidade. “Lugar de cafeteria é na rua. As pessoas bebem café a qualquer hora do dia e é preciso que o serviço esteja ao alcance. É assim que funcionam nas grandes metrópoles”, explica ele.  Os preços variam de R$7,50 à R$12,90.

Inaugurado em outubro deste ano, o Tiamate Coffee oferece diversas opções de café gourmet (Foto: Rafaela Fleur e Yumi Kuwano)

Inspirado na estética estadunidense das cafeterias express, o Tiamate Coffee preza pela rapidez na entrega do drink que leva, em média, 5 minutos para ficar pronto. “As pessoas estão cada vez mais apressadas. É preciso se adequar ao tempo do consumidor”, observa Leônidas. É assim também que funciona o Coffee Hub, cafeteria que abriu na Barra. As semelhanças não ficam só na proposta: assim como o Tiamate, ela também foi aberta no último mês em Salvador.

Localizada no final do calçadão da Barra, perto do Porto, o Coffee Hub é um pedacinho de Nova Iorque na capital baiana. Com decoração completamente feita de madeira, cardápio escrito de giz em quadro negro e pallets de madeira com jardins suspensos, o espaço é pequeno e a cozinha fica a vista do consumidor. “Não sigo regras, gosto de aproximação. Sou dessas de levar pra dentro de casa e oferecer um pão de queijo, mesmo sem conhecer”, declara Michelle Meireles, que está à frente do negócio.

Além do café

Formada em gestão financeira na New York University (NYU) – fundada em 1831 e considerada uma das universidades de pesquisa mais influentes do mundo – Michelle é empreendedora. E jovem. Com um extenso currículo, que inclui gestão de empresa de automóveis e até premiação da ONU como uma das pessoas brasileiras mais inspiradoras do país, em 2014,  Michelle quis trazer para Salvador algo além de um espaço para tomar café.

Chamado por ela de “cafeteria criativa”, o espaço também é destinado para bate papos, palestras e até aulas de inglês. Como convidados, investidores, pessoas ligadas ao mundo dos negócios e também feministas. “Realizamos encontros só para mulheres, onde debatemos e discutimos assuntos atuais da nossa realidade, nossos medos e desejos que precisam ser compartilhados”, alega Michelle.

Assim como o Coffee Hub, o Tiamate deseja ser um espaço para compartilhamento de ideias. Com mesas espalhadas e tomadas ao lado de cada uma, com iluminação propícia para leitura, o espaço tem sido usado pelos consumidores para reuniões. Aluna do Colégio Nossa Senhora das Mercês, que fica ao lado da cafeteria, Bruna Dantas confessa que frequenta o espaço após a aula, com os colegas. “Passei a vir aqui estudar. É um espaço mais divertido e silencioso do que o pátio da escola. Meus amigos também vêm junto”, relata a estudante de 14 anos. Quando perguntada sobre a bebida favorita, ela não tem dúvidas. “O café com baunilha. Parece milkshake”, garante.

Tecnologia: a tomada ao lado da mesa facilita o uso de aparelhos eletrônicos. Além disso, o wi-fi é gratuito (Foto: Rafaela Fleur e Yumi Kuwano)

Fundado em 2015, o 33 Downtown Coffee fica no Comércio, na Av. Estados Unidos, n°397. Para além do nome e da rua que carregam o espírito estadunidense, a cafeteria oferece delivery. É só ligar e pedir. Além disso, ela abre uma hora antes do horário comercial: às 7h.

Muito além do café com leite

Se você é fã de expresso, desses que nem tem açúcar, já pode ficar feliz. Se prefere algo mais doce, à lá milkshake, pode sorrir também. Tem pra todo mundo. E não é de agora.

Segundo Lorena Senna, especialista em café e professora do curso da Feito a Grão – rede de cafeterias brasileira especializada em grãos torrados artesanalmente – tudo começou com na Itália. “O cappuccino é talvez o mais famoso drink feito com café e foi obra de um monge italiano”, conta a professora que se refere ao período entre os séculos XVI ou XVII e ao Marco D’Aviano.  No meio da invasão Islâmica na Europa, os italianos – que não eram chegados no café – decidiram misturar a bebida com leite e mel. “A intenção era diminuir o gosto do café. Eles achavam muito amargo”, explica.

Além dos drinks de café, o cardápio oferece outras opções. Dentre elas, cupcakes, tortas e salgados (Foto: Rafaela Fleur e Yumi Kuwano)

De onde veio?

Hoje o Brasil está no top 15 entre os maiores consumidores de café no mundo. Entretanto, até chegar por aqui ele passou por inúmeros lugares e cada um deu a sua contribuição para o que a bebida é hoje. O café surgiu na Etiópia, no século IX, mas com uso da planta para fins medicinais. A bebida mesmo só apareceu na Pérsia, no século XVI, quando o café foi torrado pela primeira vez.

A primeira loja do café do mundo foi aberta em 1475 na cidade de Constantinopla, hoje Istambul. Na Europa Ocidental, em 1652, a Inglaterra foi a pioneira no quesito casa de café. Paris inaugura a sua primeira cafeteria em 1672 e foi lá na França, que se adicionou açúcar ao café pela primeira vez.

No Brasil, ele chegou em 1727 e seu cultivo se espalhou rapidamente, devido às condições climáticas do país. Chamado de bebida social, o café logo ganhou seus próprios espaços e as cafeterias se tornaram cenário de encontro de artistas, escritores, aristocratas e políticos. Por volta de 1820, começam a aparecer no Rio de Janeiro as primeiras cafeterias, caracterizadas por estarem em pontos nobres da cidade. Em São Paulo, só apareceram mais tarde, na década de 1850 e, diferente da cidade carioca, eram estabelecimento mais simples, com poucas xícaras e mesas. Nas próximas décadas, foram surgindo os espaços mais requintados, que eram diariamente frequentados pela alta sociedade brasileira.

Aprenda a fazer dois tipos de drinks com café:

Café Russo

Cappuccino

Especial

Guerra da Água

No cerrado baiano, o agronegócio impacta a sobrevivência das comunidades tradicionais. A reportagem em áudio conta como a população de Correntina, no oeste da Bahia, tem sofrido ameaças e resistido à disputa por água em seu te Dê play e saiba mais sobre essa história. Material produzido a partir da proposta de pauta vencedora da […]

Leonardo Lima e Luísa Carvalho - 13 de dezembro de 2021

Editorial

Investigação participativa: reportagens que colocam o leitor no centro da história

Profa. Lívia Vieira As 13 reportagens multimídia feitas pela turma de Oficina de Jornalismo Digital em 2021.2 tiveram como base o conceito de investigação participativa. O termo, que em inglês é conhecido como engagement reporting, foi discutido em uma aula especial que tivemos com Giulia Afiune, editora de Audiências da Agência Pública. Na ocasião, Giulia […]

Profa. Lívia Vieira - 2 de dezembro de 2021


Racismo religioso

Salvador ainda é um ambiente inseguro para os praticantes de religiões afro

Dentro de casa ou no trabalho, praticantes de religiões de matrizes africanas relatam dificuldades na tentativa de exercer seu direito ao culto religioso. Expressões depreciativas, ataques a terreiros, xingamentos e até agressões. É assim que o racismo religioso se traveste de “opinião” em diversas partes do Brasil – incluindo Salvador, – uma das cidades mais […]

Josivan Vieira e Gabriele Santana - 1 de dezembro de 2021

Meio Ambiente

Salvador, primeira cidade planejada do Brasil, sofre com falta de infraestrutura

Habitantes de Salvador relatam problemas dos bairros onde vivem e denunciam falta de assistência do poder público. Os moradores de Salvador têm orgulho de dizer que vivem na primeira capital do Brasil. De propagandas até conversas em mesa de bar, soteropolitanos e pessoas que adotaram a cidade do axé e do dendê se gabam de […]

Brenda Roberta, Inara Almeida e Maysa Polcri - 1 de dezembro de 2021

Direito ao transporte

Assaltos a ônibus assustam população de Salvador

Cidadãos que dependem do transporte público relatam a experiência de insegurança cotidiana, embora Secretaria de Segurança Pública afirme que houve redução no número de assaltos a ônibus. Por Gilberto Barbosa, Leonardo Oliveira e Cesar Oliveira Os assaltos a ônibus são uma constante e assustam a população de Salvador que depende do transporte público para seguir […]

Gilberto Barbosa, Leonardo Oliveira e Cesar O. - 1 de dezembro de 2021

Direito à Cultura

Consumo de livros digitais aumenta e obras físicas têm baixa durante pandemia de Covid-19

Especialistas explicam que pandemia impulsionou mudança em formato de leitura. Por Adele Robichez, Felipe Aguiar, Nathália Amorim, Vinícius Harfush Um levantamento realizado pela reportagem em Salvador indicou que as pessoas passaram a consumir mais livros no formato digital durante a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa, que selecionou 68 moradores da capital para responder perguntas […]

Adele R, Felipe A, Nathália A, Vinícius H - 1 de dezembro de 2021

Economia criativa

Os desafios de viver de arte durante a pandemia

Assim como nós humanos, a economia foi imensamente impactada pelo distanciamento social, mas, felizmente, uma possível vacina para curar o problema já existe, e se chama criatividade. Não é exagero afirmar que nenhum brasileiro e nenhuma brasileira escapou ileso dos diversos e inesperados desafios vividos nos anos de 2020 e 2021. E eles têm um […]

Paulo Marques - 1 de dezembro de 2021

Direito à religião

Comunidades de matriz africana lutam por prática religiosa em espaços públicos de Salvador

Intervenções em locais comunitários preocupam terreiros que dependem da vegetação natural para exercer cultos Por Geovana Oliveira, Luana Lisboa, Victor Hugo Meneses e João Marcelo Bispo Até hoje, a vodunsi Mãe Cacau se emociona ao falar sobre o início das obras para a Estação Elevatória de Esgoto na Lagoa do Abaeté. Quando as máquinas chegaram […]

Geovana, Luana, Victor Hugo e João Marcelo - 1 de dezembro de 2021

Ordem de despejo

O caso da comunidade do Tororó, em Salvador, e a violação do direito à moradia

Moradores recebem ordem de despejo da localidade que está sendo especulada para construção de um estacionamento de um novo Shopping Center “Como os moradores são quase todos do mercado informal, a prefeitura ligava para eles e oferecia dinheiro. Como estavam todos sem dinheiro, começaram a negociar com a prefeitura. Nisso, com quem já tinha negociado, […]

Álene Rios, Júlia Lobo e Thainara Oliveira - 1 de dezembro de 2021

Cinema de rua

Histórias de quem viveu o cinema de rua de Salvador

Entenda o que aconteceu entre a época de ouro do cinema de rua e a expansão das grandes redes Tomar um café enquanto espera o horário do filme, entrar numa sala de cinema pequena, com menos de 100 lugares, para assistir a uma produção nacional. Esse ritual, muito comum até a década de 1990, é […]

Carol Cerqueira, Catarina Carvalho e Maria Andrade - 1 de dezembro de 2021

Direito à mobilidade

Pessoas com deficiência denunciam falta de acesso ao transporte de Salvador

Falta de fiscalização afeta funcionamento de elevadores em coletivos. Gabrielle Medrado, Gustavo Arcoverde, Marcela Villar e Rafaela Dultra Cadeirante desde 2014 após uma tentativa de assalto, o baiano Luan Veloso, 32, é paracanoísta profissional e terceiro colocado no ranking dos melhores do Brasil na maratona de sua categoria, a KL1, na qual atletas utilizam como […]

Gabrielle Medrado,Gustavo Arcoverde,Marcela Villar - 1 de dezembro de 2021

RAP em Salvador

O ritmo não para: batalhas de rima movimentam a cultura nas comunidades

Batalhas de rap voltam a acontecer em Salvador após suspensão causada pela pandemia de Covid-19 Após quase um ano e meio da pandemia de Covid-19, o setor artístico e cultural soteropolitano começou a tomar fôlego com a última fase de retomada das atividades econômicas, decretada pela prefeitura da capital baiana no dia 9 de julho […]

Danielle Campos, Kamille Martinho, Renata Falcone - 1 de dezembro de 2021

Direito à Segurânça

Não vá que é barril: A violência contra motoristas de aplicativo em Salvador

“Foi quando ele pegou a arma e apontou na minha cara, aí foi complicado”. Estamos na rua Candinho Fernandes, Fazenda Grande do Retiro, Salvador. São 8h30 da noite do dia 23 de dezembro de 2019, perto da véspera de Natal. Anselmo Cerqueira, que é motorista por aplicativo, está com o carro estacionado. Dois homens se […]

Adriano Motta, Lula Bonfim e Victor Lucca Ferreira - 1 de dezembro de 2021

Gerar problemas não é saudável

Consumidores relatam transtornos e dificuldades com planos de saúde

Mensalidades  subiram  quase 50% este ano, conforme aponta um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Por Andressa Franco, Everton Ruan e Laisa Gama No dia 25 de Março, Maria*, grávida de cinco meses, precisou ser encaminhada às pressas para o Hospital Santo Amaro. Ao chegar lá, precisou realizar uma cesária de […]

Andressa Franco, Everton Ruan e Laisa Gama - 1 de dezembro de 2021