Tags:, , , , ,

Na rota do turismo gay

- 10 de junho de 2014

Nordeste possui lugares, festas e empreendimentos destinados ao público gay

Fernando Barros

Conhecido por suas belas paisagens naturais, o Nordeste do Brasil também tem opções de entretenimento e diversão para atrair o turista gay. Prova disso são os empreendimentos, festas e eventos voltados para este público nos principais estados da região. Pernambuco, Bahia, Alagoas e Ceará se destacam quando o assunto são opções deste tipo de turismo no Nordeste. Se esta é a sua praia, aqui você confere roteiro cheio de opções.

Pernambuco – Há algum tempo o estado vem investindo no turismo gay por meio de parcerias e ações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com o Convention & Visitors Bureau local. Um exemplo é a organização do Guia Gay de Pernambuco, com indicações de lugares para o turista gay curtir, sobretudo na capital Recife. Lugares como a Praia da Boa Viagem serve como ponto de encontro da comunidade LGBT durante o dia. A praia é dividida em trechos e, na altura dos postos 7 e 10, há diversos estabelecimentos gay friendly.

Boate é opção de entretenimento gay em Recife. Fonte: Site Club Metrópole

À noite, a boate Metrópole é um dos locais para a de diversão. O clube possui três andares, duas pistas, programação diversificada, festas temáticas e apresentações de DJs nacionais e internacionais. Uma das peculiaridades da casa é que ela trabalha com moeda própria, o real pink. Ele pode ser comprado em um dos caixas espalhados pela boate e usado para adquirir qualquer produto comercializado em seu interior. O clube funciona às sextas, aos sábados e vésperas de feriado das 22h às 6h.

Arquipélago de Fernando de Noronha recebe terceira edição de evento gay em agosto. Fonte: Site Club Metrópole

Localizado a 543 km de Recife, o arquipélago de Fernando de Noronha é outro destino gay friendly no estado. Desde 2012, tem sido palco de um evento de música eletrônica direcionado ao público gay, o Love Noronha. Este ano, a festa chega à sua terceira edição e acontece entre os dias 07 e 10 de agosto. Na programação, apresentações de DJs, festival gastronômico e sessões de cinema. Segundo a organização, o Love Noronha contabilizou um total de 500 turistas em suas primeiras edições. A expectativa em 2014 é receber cerca de 30% a mais do que em anos anteriores. Pacotes turísticos estão sendo comercializados para o evento com direito a entrada nas festas, passagens aéreas, hospedagem, transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa.

Onde ir: Club Metrópole – Rua das Ninfas, 125 – Boa Vista. Recife. Tel: (81) 3423-0123

Bahia – O litoral baiano é um caso à parte entre os belos cenários do Nordeste e os principais points deste estado são também simpatizantes. Na capital Salvador, a praia do Porto da Barra com suas areias democráticas frequentadas por todas as tribos recebe o turista gay nos dias ensolarados. Não muito distante, o Rio Vermelho é opção para quem quer se divertir à noite, com bares e clubes com diferentes estilos musicais. É neste bairro que se encontra a principal boate gay da cidade, a San Sebastian. No total, são três andares, duas pistas e funciona todos os finais de semana e vésperas de feriado das 23h às 5h. Entre os selos de festas da casa, destaque para a Blessed Night, a Liberty e a Benditas, esta exclusivamente para lésbicas.

Boate gay agita noites do boêmio bairro do Rio Vermelho. Fonte: Divulgação/Yuji Sogawa

Ainda em Salvador, o Amsterdam Pop Club e a The Hall Eventos são opções para o turista gay. A primeira é destinada para um público mais jovem de 18 a 24 anos, que curte artistas da pop music como Madonna, Beyonce, Lady Gaga, Rihanna e Shakira. Funciona às sextas e aos sábados das 0h às 6h. A segunda é uma casa noturna que, entre outros eventos, recebe festas gays como a Mega.

Evento gay atrai anualmente turistas para resort baiano. Fonte: Divulgação/Fábio Peixoto

Fora da capital, o visitante gay também encontra espaço. Um exemplo disso é a realização do evento Hell & Heaven há seis anos. As primeiras edições foram realizadas em Costa do Sauípe. Hoje, ocorre em Guarajuba dentro do resort Vila Galés. Segundo a organização, o evento atrai turistas de todos os estados do país e também do exterior com um perfil entre 20 e 35 anos. Este ano, a programação acontece de 20 a 23 de novembro com sete festas.  Pacotes turísticos estão sendo oferecidos com direito a hospedagem, ingressos para as festas e regime all inclusive, com café da manhã, almoço e jantar.

Onde ir: San Sebastian – Rua da Paciência, 88, Rio Vermelho – Salvador. Tel: (71) 3012-5013

Amsterdam Pop Club – Largo dos Aflitos, s/n, Aflitos – Salvador.

The Hall Eventos – Av. Octavio Mangabeira, 2471, Jardim dos Namorados – Salvador. Tel: (71) 9271-0282.

Confira aqui vídeo oficial do Hell & Heaven Bahia

Ceará– A capital Fortaleza é o epicentro da badalação gay. Com sol praticamente o ano todo, impossível não curtir a orla da cidade, com praias deslumbrantes e estabelecimentos friendly. As praias de Meireles e a de Iracema são as mais movimentadas e com boa infraestrutura turística. Mais afastada do Centro, a praia do Futuro também é uma opção com barracas frequentadas pelo público gay como a Kabumba e a Croco Beach. À noite, o fervo se concentra na boate Meet. O clube possui lounge, bar, ambiente externo e pista de dança. A programação inclui apresentações de DJs nacionais e internacionais. Funciona nos fins de semana partir das 23h. Outras opções de divertimento à noite são o bar Music Box e a boate Donna Santa.

Boate Meet garante agito noturno em Fortaleza. Fonte: Divulgação/Mateus Monteiro

Onde Ir: Boate Meet – Rua Coronel Jucá, 273, Varjota – Fortaleza. Tel: (85) 8806-5537

Donna Santa – Rua Dragão do Mar, 308 – Praia de Iracema – Fortaleza. Tel: (85) 3219-1164

Music Box – Rua José Avelino, 387, Fortaleza. Tel: (85) 3219-3699

Alagoas – A cena gay está concentrada na capital Maceió com um circuito de eventos alternativos e casas noturnas que reúnem um público diverso. Selos de festas como Vapor, Vish e Substation são opções. A primeira é a versão alagoana de festas famosas no eixo Rio-São Paulo como a Gambiarra e o Bailinho, onde são comuns remixes de canções da música popular brasileira. Predomina um público acima dos 25 anos. Já a Vish atrai os mais novos para dançar ao som de remixes das chamadas divas do pop como Rihanna e Lady Gaga. A Substation é a mais antiga festa gay de Maceió. Realizada há 18 anos, acontece sempre a partir da meia-noite no dia 25 de dezembro.

Substation é festa gay mais antiga de Maceió. Fonte: Site Substation

No quesito boates, a Havana Dance Club é a mais antiga da cidade neste segmento. Possui duas pistas e funciona aos sábados e domingos das 23h às 6h.Dos mesmos donos da Havana, a Passport Club funciona às sextas-feiras com festas temáticas. Bares também fazem parte do roteiro gay. O Milk Beach Pub funciona de quinta a domingo com DJs e apresentações de MPB por cantores locais. Já o El Lugar Resto Pub abre de terça a domingo a partir das 17h e serve como esquenta para a balada. Quem curte o típico botecão encontra seu lugar no Bar da Gal. Ideal para fãs de petiscos e drinks variados. Funciona de terça a sábado a partir das 18h. Nos finais de semana, acontecem apresentações de MPB, samba e pop rock.

Onde ir: Havana Dance Club – Av. Comendador Leão, 83, Jaraguá – Maceió. Tel: (82) 8856-3057

Passport Club – Rua Sá e Albuquerque, 774 – Maceió. Tel: (82) 8856-3057

Milk Beach Bar – Rua São Pedro, 194, Garça Torta – Maceió. Tel: (82) 9909-1125

El Lugar Resto Pub – Rua Dr. Sadi Carvalho, 5, Jatiúca – Maceió. Tel: (82) 9192-0455

Bar da Gal – Av. Paulo Falcão, 1281, Jatiúca – Maceió. Tel: (82) 8842-1883

Especial

Guerra da Água

No cerrado baiano, o agronegócio impacta a sobrevivência das comunidades tradicionais. A reportagem em áudio conta como a população de Correntina, no oeste da Bahia, tem sofrido ameaças e resistido à disputa por água em seu te Dê play e saiba mais sobre essa história. Material produzido a partir da proposta de pauta vencedora da […]

Leonardo Lima e Luísa Carvalho - 13 de dezembro de 2021

Editorial

Investigação participativa: reportagens que colocam o leitor no centro da história

Profa. Lívia Vieira As 13 reportagens multimídia feitas pela turma de Oficina de Jornalismo Digital em 2021.2 tiveram como base o conceito de investigação participativa. O termo, que em inglês é conhecido como engagement reporting, foi discutido em uma aula especial que tivemos com Giulia Afiune, editora de Audiências da Agência Pública. Na ocasião, Giulia […]

Profa. Lívia Vieira - 2 de dezembro de 2021


Racismo religioso

Salvador ainda é um ambiente inseguro para os praticantes de religiões afro

Dentro de casa ou no trabalho, praticantes de religiões de matrizes africanas relatam dificuldades na tentativa de exercer seu direito ao culto religioso. Expressões depreciativas, ataques a terreiros, xingamentos e até agressões. É assim que o racismo religioso se traveste de “opinião” em diversas partes do Brasil – incluindo Salvador, – uma das cidades mais […]

Josivan Vieira e Gabriele Santana - 1 de dezembro de 2021

Meio Ambiente

Salvador, primeira cidade planejada do Brasil, sofre com falta de infraestrutura

Habitantes de Salvador relatam problemas dos bairros onde vivem e denunciam falta de assistência do poder público. Os moradores de Salvador têm orgulho de dizer que vivem na primeira capital do Brasil. De propagandas até conversas em mesa de bar, soteropolitanos e pessoas que adotaram a cidade do axé e do dendê se gabam de […]

Brenda Roberta, Inara Almeida e Maysa Polcri - 1 de dezembro de 2021

Direito ao transporte

Assaltos a ônibus assustam população de Salvador

Cidadãos que dependem do transporte público relatam a experiência de insegurança cotidiana, embora Secretaria de Segurança Pública afirme que houve redução no número de assaltos a ônibus. Por Gilberto Barbosa, Leonardo Oliveira e Cesar Oliveira Os assaltos a ônibus são uma constante e assustam a população de Salvador que depende do transporte público para seguir […]

Gilberto Barbosa, Leonardo Oliveira e Cesar O. - 1 de dezembro de 2021

Direito à Cultura

Consumo de livros digitais aumenta e obras físicas têm baixa durante pandemia de Covid-19

Especialistas explicam que pandemia impulsionou mudança em formato de leitura. Por Adele Robichez, Felipe Aguiar, Nathália Amorim, Vinícius Harfush Um levantamento realizado pela reportagem em Salvador indicou que as pessoas passaram a consumir mais livros no formato digital durante a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa, que selecionou 68 moradores da capital para responder perguntas […]

Adele R, Felipe A, Nathália A, Vinícius H - 1 de dezembro de 2021

Economia criativa

Os desafios de viver de arte durante a pandemia

Assim como nós humanos, a economia foi imensamente impactada pelo distanciamento social, mas, felizmente, uma possível vacina para curar o problema já existe, e se chama criatividade. Não é exagero afirmar que nenhum brasileiro e nenhuma brasileira escapou ileso dos diversos e inesperados desafios vividos nos anos de 2020 e 2021. E eles têm um […]

Paulo Marques - 1 de dezembro de 2021

Direito à religião

Comunidades de matriz africana lutam por prática religiosa em espaços públicos de Salvador

Intervenções em locais comunitários preocupam terreiros que dependem da vegetação natural para exercer cultos Por Geovana Oliveira, Luana Lisboa, Victor Hugo Meneses e João Marcelo Bispo Até hoje, a vodunsi Mãe Cacau se emociona ao falar sobre o início das obras para a Estação Elevatória de Esgoto na Lagoa do Abaeté. Quando as máquinas chegaram […]

Geovana, Luana, Victor Hugo e João Marcelo - 1 de dezembro de 2021

Ordem de despejo

O caso da comunidade do Tororó, em Salvador, e a violação do direito à moradia

Moradores recebem ordem de despejo da localidade que está sendo especulada para construção de um estacionamento de um novo Shopping Center “Como os moradores são quase todos do mercado informal, a prefeitura ligava para eles e oferecia dinheiro. Como estavam todos sem dinheiro, começaram a negociar com a prefeitura. Nisso, com quem já tinha negociado, […]

Álene Rios, Júlia Lobo e Thainara Oliveira - 1 de dezembro de 2021

Cinema de rua

Histórias de quem viveu o cinema de rua de Salvador

Entenda o que aconteceu entre a época de ouro do cinema de rua e a expansão das grandes redes Tomar um café enquanto espera o horário do filme, entrar numa sala de cinema pequena, com menos de 100 lugares, para assistir a uma produção nacional. Esse ritual, muito comum até a década de 1990, é […]

Carol Cerqueira, Catarina Carvalho e Maria Andrade - 1 de dezembro de 2021

Direito à mobilidade

Pessoas com deficiência denunciam falta de acesso ao transporte de Salvador

Falta de fiscalização afeta funcionamento de elevadores em coletivos. Gabrielle Medrado, Gustavo Arcoverde, Marcela Villar e Rafaela Dultra Cadeirante desde 2014 após uma tentativa de assalto, o baiano Luan Veloso, 32, é paracanoísta profissional e terceiro colocado no ranking dos melhores do Brasil na maratona de sua categoria, a KL1, na qual atletas utilizam como […]

Gabrielle Medrado,Gustavo Arcoverde,Marcela Villar - 1 de dezembro de 2021

RAP em Salvador

O ritmo não para: batalhas de rima movimentam a cultura nas comunidades

Batalhas de rap voltam a acontecer em Salvador após suspensão causada pela pandemia de Covid-19 Após quase um ano e meio da pandemia de Covid-19, o setor artístico e cultural soteropolitano começou a tomar fôlego com a última fase de retomada das atividades econômicas, decretada pela prefeitura da capital baiana no dia 9 de julho […]

Danielle Campos, Kamille Martinho, Renata Falcone - 1 de dezembro de 2021

Direito à Segurânça

Não vá que é barril: A violência contra motoristas de aplicativo em Salvador

“Foi quando ele pegou a arma e apontou na minha cara, aí foi complicado”. Estamos na rua Candinho Fernandes, Fazenda Grande do Retiro, Salvador. São 8h30 da noite do dia 23 de dezembro de 2019, perto da véspera de Natal. Anselmo Cerqueira, que é motorista por aplicativo, está com o carro estacionado. Dois homens se […]

Adriano Motta, Lula Bonfim e Victor Lucca Ferreira - 1 de dezembro de 2021

Gerar problemas não é saudável

Consumidores relatam transtornos e dificuldades com planos de saúde

Mensalidades  subiram  quase 50% este ano, conforme aponta um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Por Andressa Franco, Everton Ruan e Laisa Gama No dia 25 de Março, Maria*, grávida de cinco meses, precisou ser encaminhada às pressas para o Hospital Santo Amaro. Ao chegar lá, precisou realizar uma cesária de […]

Andressa Franco, Everton Ruan e Laisa Gama - 1 de dezembro de 2021