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É dia de feira: projeto leva chefs, turistas e moradores a diversos pontos de Salvador

- 10 de dezembro de 2014

Feira da Cidade ocorre em um bairro diferente em cada fim de semana e usa a internet e boa gastronomia a preços acessíveis para atrair o público

Aymée Francine e Rebeca Menezes

Um evento semanal que leva artesanato e gastronomia para diversos bairros da cidade. Assim foi idealizada a Feira da Cidade, que teve sua primeira edição durante o Festival da Primavera e que, desde então, tem atraído cada vez mais pessoas. Divulgado exclusivamente através do perfil no Instagram @a_feira, o evento traz novidades a cada edição e só informa onde irá estar, no sábado e domingo, no início de cada semana.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Carla Maciel, a proposta é misturar sabores novos com outros permanentes e levá-los para lugares diferentes. “Nossa intenção é sempre trazer novidades, mas também temos coisas permanentes. […] Estamos fazendo em vários lugares porque as pessoas estão pedindo muito”, conta. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o público do evento tem aumentado a cada edição e o retorno foi tão positivo que deverá se consolidar, principalmente, com a aproximação do verão.

A ideia foi abraçada por chefs já conhecidos da culinária baiana como Dadá, que parabeniza a ação. Para ela, o evento permitiu o encontro de pessoas dos mais diversos bairros e classes sociais, e fez com que o espaço urbano fosse melhor aproveitado. “Eu adoro shopping. Mas as pessoas estão saindo do shopping e vindo para a rua. Olha para essa multidão. Isso parece carnaval. Isso está me lembrando a Ceia do Porto, há 29 anos. Eu era empregada doméstica, montei minha barraca e o povo vinha. E o povo agora está voltando, está resgatando as histórias”, diz emocionada.

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A chef fala, ainda, sobre o contato direto que os próprios cozinheiros têm com o público e sobre a democratização de refeições com preços mais acessíveis. “Eu já fui pobre e sei o que é o sonho de comer uma comida especial e como é importante ter tantos chefs aqui”, compara. A sensação é compartilhada por Kim Soares, pequeno empreendedor que está à frente do Empório Soares, que produz alfajor e já participou de seis edições.

Segundo ele, não haveria a possibilidade desse contato em um restaurante normal, onde geralmente são os garçons que atendem o público. Soares afirma ter ganhado visibilidade com o espaço, que funciona como divulgação e não exige taxas ou impostos. “A Feira tem dois tipos de movimento: ela ganhou um corpo, o que fez com que mais gente queira participar; e também temos acessos a públicos diversos. E as pessoas comentam, as pessoas voltam. Eu tenho clientes hoje que só compram alfajor e vão embora”, comemora.

O retorno para os chefs empreendedores não é só de imagem. Para Camila Crichigno e Rafael Stavale, por exemplo, o retorno econômico compensa a vinda dos dois com sua hamburgueria Cozinhando a Dois diretamente de São Paulo. “O retorno está bem bacana. Nós viemos uma vez e já valeu a pena, já pagou nossa viagem. Agora a gente vai ficar até o verão para capitalizar mais”, explica Camila. Para o casal, que nasceu e se conheceu em Salvador, o mais estranho é o retorno de imagem, principalmente quando as pessoas os param na rua por reconhecerem o trabalho na Feira.

Mas além do benefício para os negócios, os dois acreditam que o projeto pode trazer melhorias para a própria cidade. “Algumas praças que estavam abandonadas foram revitalizadas e esse projeto está atraindo as pessoas para rua. Pessoas que muitas vezes não têm dinheiro para ir em um restaurante caro”, diz Rafael. “E mais do que isso: o baiano está tendo orgulho da cidade dele. A Barra está linda e você vê que elas estão se sentindo mais à vontade para vir, para aproveitar. Eu acho que é o grande ganho da Feira. É ver as famílias na rua, com criancinhas e um movimento grande de rua, sem briga, sem confusão, todo mundo feliz”, completa Crichigno.

A estudante Mariana Schettini disse amar a ideia da Feira, diferente de tudo o que se tem na cidade. Assumidamente de uma geração “de shoppings”, Mariana diz que não tinha uma cultura de buscar atividades ao ar livre, o que mudou com a iniciativa. “Além disso, eu aprendi a apreciar boa comida, até a culinária baiana. E a oportunidade de experimentar diversos restaurantes por um preço acessível já faz com que eu adore tudo”, afirma. Ela, que já foi a três edições, diz que notou como o evento atraiu famílias completas e pessoas que tornaram a Feira um programa de lazer rotineiro.

Já Mario Dantas, morador da Barra, não conhecia o projeto, mas aprovou. Para ele, a ideia pode ser uma alternativa para a capital baiana, apesar de não concordar plenamente com o modelo. “Salvador ainda é carente de locais públicos e essa reforma na Barra veio a calhar, atraiu mais gente. Eu só tenho dúvidas se esse é o melhor espaço físico para alimentação, porque eu não gosto muito de venda de alimentos assim, ao ar livre”, pondera.

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